O deputado estadual, Jair Montes (AVANTE), protocolou na tarde da última quarta-feira (09/03), o Projeto de Lei n. 1.548/2022, que visa combater a Síndrome de Burnout, no serviço público estadual.
E o projeto contou com o apoio da Associação dos Servidores da Justiça no Estado de Rondônia – Assejus/RO, que ajudou na elaboração.
Importante destacar também, que a referida doença já é reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde, como uma doença grave, que atinge a saúde mental das pessoas. Estando registrada no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Em depoimento, ao site da Assejus/RO, www.assejusro.org.br, o Dep. Jair Montes (autor do projeto) e o Presidente, comentaram sobre a importância do projeto.
‘‘O nosso objetivo é proteger a saúde mental dos servidores, que estão expostos diariamente ao contágio dessa doença. Sabemos que ela atua de formar silenciosa até chegar no grau máximo, que é o estresse crônico. E que ocorre em virtude do ambiente de trabalho, que exige e cobra muito mais, do que cuida e protege. Por isso, nós estamos propondo medidas preventivas e de conscientização’’.
concluiu o Presidente da Assejus/RO,
O projeto agora segue, para análise da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça da ALE/RO.
Fonte: Assessoria de Comunicação