O Presidente da Assejus/RO, Brunno Oliveira, o diretor de Cursos e Treinamento da AGEPOLJUS, Gerner Matos e o diretor Jurídico, José Severino dos Santos, se reuniram, na última segunda-feira (08/04), com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Raduan Miguel Filho.
O objetivo foi tratar da implementação da Polícia Judicial no Poder Judiciário. Na oportunidade, os dirigentes falaram sobre a Resolução 344 do CNJ e a obrigatoriedade dos tribunais se adequarem à implantação da Polícia Judicial, o que não é diferente com o TJRO, deixando claro o aproveitamento, dos mais de 140 servidores que atuam na área (Agentes e Supervisores de Segurança).
Matos se colocou à disposição, assim como o quadro de instrutores da AGEPOLJUS, para capacitar os Agentes do TJRO e, por estar sediado em Porto Velho, se comprometeu em conversar com a categoria sobre essa importante fase, como de fato tem feito com tratativas com o Presidente da Associação dos Servidores desse tribunal.
O Desembargador Raduan questionou se outros tribunais já teriam aderido a essa transformação, sendo que os diretores explicaram que todos os tribunais federais, trabalhistas e eleitorais já efetivaram a mudança de nomenclatura, inclusive os TJs do Acre, RS e DF que também o fizeram.
Ao final, o presidente do Tribunal de Rondônia se demonstrou muito solícito à inciativa e solicitou que a Associação lhe encaminhe documentação sobre a criação da Polícia Judicial nesses TJs.
Além dos diretores das Associações, estiveram na reunião a Juíza assistente da Presidência do TJRO, Dra. Karina e o policial judicial Manoel Guimarães.